abdallah camelos

Museu dos Camelos


abdallah camelos

Museu dos Camelos


O melhor amigo do homem !


Conheça as peculiaridades dos Camelos, animais que convivem com os seres humanos desde os primórdios. Os Camelos são animais mamíferos pertencentes á família Camelidae e ao género Camelus. São animais de grande porte que podem passar longos períodos sem se alimentar e ingerir água. Contam com 2 corcovas, que são reservas de gordura natural que os auxiliam na época de escassez de alimento. Esses animais são encontrados em algumas regiões da Ásia, África, Austrália, China, Índia e Oriente Médio e, nos últimos anos, sua distribuição geográfica tem diminuído.

TAXONOMIA:

Os camelos são animais mamíferos pertencentes á família Camelidae e ao género Camelus. Os camelos selvagens e domésticos são considerados espécies distintas, sendo aqueles pertencentes á espécie Camelus Ferus, e estes, á espécie Camelus Bactrianus. Veja a classificação taxonómica completa das 2 espécies de Camelo:

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Cetartiodactyla
Família: Camelidae
Género: Camelus
Espécies: Camelus ferus e Camelus Bactrianus

CARACTERÍSTICAS GERAIS:

Os Camelos são animais que apresentam 2 corcovas formadas por tecido adiposo, sendo essa uma das características mais marcantes desses animais. Têm o corpo repleto por pelos, de coloração marrom escura ou cinza. Os Camelos possuem uma maior quantidade de pelos na região da corcova, pescoço, cabeça, pernas dianteiras e cauda. Esses pelos caem quando se verifica o aumento da temperatura. Cada corcova pode pesar ate 35 quilos, com altura de 0,75 centímetros. As patas são largas, chatas e cada uma possui apenas 2 dedos, para suportarem o seu peso na areia, impedindo que o animal afunde. 

Vale destacar que os Camelos estão adaptados a viver em locais onde a temperatura pode aumentar consideravelmente, possuindo algumas adaptações que os permitem viver nessas regiões. Os camelos têm, por exemplo, poucas glândulas sudoriparas, o que faz com que eles tenham uma baixa taxa de transpiração. Eles são capazes de tolerar um aumento de temperatura interna de cerca de 6 graus antes de começarem a transpirar.

Os Camelos possuem cílios longos, que ajudam a proteger os seus olhos da areia e da poeira. Por serem encontrados em regiões de deserto, estão sujeitos frequentemente a ventos fortes que podem lançar areia em sua direção. Além dos cílios, esses animais são capazes de fechar a narina para se protegerem dessas situações.

Não podemos deixar de falar que os Camelos são animais ruminantes, ou seja, têm um estômago formado por 4 câmaras, Durante o processo de digestão, o alimento é engolido e retorna, posteriormente, á boca. Os Camelos são, normalmente, considerados herbívoros, porém alguns criadores salientam que eles podem se alimentar de peixes e outros animais quando a vegetação está escassa.

Os Camelos são animais de grande porte, podendo atingir mais de 2 metros de altura. O comprimento da cabeça e do corpo é de 2,25 á 3,34 metros, enquanto a cauda apresenta comprimento de 0,35 á 0,55 centímetros. Os Camelos adultos podem atingir de 500 á 900 quilos, sendo os machos maiores que as fêmeas.

Os Camelos selvagens ocorrem, geralmente, em bandos, apesar de serem avistados também sozinhos. Os bandos possuem, normalmente, de 6 a 20 membros. Os grupos são formados por um macho alfa, fêmeas adultas e seus filhotes. Os machos, após atingirem a maturidade sexual são afastados do grupo pelo macho dominante e se juntam a outros grupos de machos. Esses animais não são territoriais.

ALIMENTAÇÃO E HIDRATAÇÃO:

Os Camelos vivem em regiões em que frequentemente observa - se a escassez de água e alimentos. Para sobreviver nesses locais, eles contam com uma série de adaptações. Esses animais se alimentam, geralmente, de vegetais, retirando, além de nutrientes, água de que necessitam para sobreviver. Além disso, são capazes de beber a água salobra do deserto, a qual apresenta um teor de sal maior que a água presente no mar. Cada animal criado em cativeiro consome por mês 1 tonelada e meia de ração, feno, ervas, capins, cactos, folhas, ramos e 480 quilos de cenoura.

A presença de corcovas é também uma adaptação importante ao ambiente em que vivem. Muitas pessoas acreditam que elas são formadas por água, mas, na realidade, são grandes depósitos de gordura. Os Camelos utilizam essas reservas quando passam por situação de falta de alimento. Uma forma de avaliar o grau de nutrição desses animais é olhar as suas corcovas. Corcovas firmes e eretas indicam que o animal está bem nutrido, enquanto as corcovas inclinadas e pequenas indicam que os camelos podem estar passando por situações de escassez de comida.

REPRODUÇÃO:

Os Camelos machos acasalam - se com mais de uma fêmea, sendo o sistema de acasalamento polígamo. Esses animais vivem em grupos formados por um macho alfa, várias fêmeas e seus filhotes. O macho alfa acasala - se com qualquer fêmea do rebanho e também defende as fêmeas de outros machos errantes. Para afastar outros machos, os Camelos tendem a morder, chutar, cuspir, bufar e lutar.

As fêmeas dão á luz a, geralmente, um filhote após uma gestação de ( 13 meses ) ou 360 a 440 dias. Eles nascem pesando cerca de 37 quilos. Os Camelos são desmamados entre o primeiro e segundo ano de idade. Os filhotes permanecem com a mãe até a idade de três a cinco anos, separando -se completamente quando atingem sua maturidade sexual. A maturidade completa ocorre, geralmente aos cinco anos de vida. Os Camelos podem viver ate 50 anos.

DIFERENÇA ENTRE CAMELOS E DROMEDÁRIOS:

Camelos e Dromedários são animais que pertencem á mesma família e ao mesmo género, sendo o Dromedário pertencente á espécie Camelus Dromedarius. A principal diferença entre os Camelos e Dromedários é que, enquanto o Camelo possui 2 corcovas, o Dromedário possui apenas 1 corcova. Além disso, os Camelos ocorrem na Ásia e os Dromedários ocorrem no Oriente Médio, Índia e África, Austrália e China.

CONSUMO:

Consumimos sua carne, leite e lã. Alem da sua pele, que é utilizada na fabricação de roupas, sapatos e acessórios; tendas, e também revestimento como puffs, bancos e cadeiras. Alem dos seus ossos que são utilizados para o artesanato como souvenir.

CAPACIDADE:

São capazes de andar mais de 100 quilómetros num só dia, ficam 15 dias sem beber água e quando consomem são 120 litros de água em 10 minutos, e podendo levantar atê 500 quilos. Alem de transportar carga que podem chegar ate 270 quilos.

FAMÍLIA:

A família dos Camelideos são 7 animais:

Bactrian Camel
Wild Bactrian Camel
Dromedary
Lhama
Alpaca
Guanaco
Vicuña

ORIGEM:

Testemunhas da historia da humanidade, segundo um estudo realizado por arqueólogos da universidade de TEL  AVIV, os primeiros Camelos domesticados são do fim do século X a.C. séculos depois de Abraão e décadas depois do Rei Davi.
A espécie foi a primeira a ser domesticada há mais de ( 4500 mil a.C. ) o que quase ocasionou a sua extinção no mundo. Atualmente existem mais Camelos em cativeiro que em vida livre ou seja selvagens.

COLETIVO DE CAMELO:

Cáfila

VELOCIDADE:

65 Quilómetros

UICN:

Segundo a união internacional para a conservação da natureza e dos recursos naturais ( UICN ) o Camelo selvagem se encontra criticamente em perigo ou quase extinto do mundo.
Já o Dromedário selvagem se encontra extinto da natureza, uma vez que só são encontrados exemplares domesticados ou em cativeiros.